Nessa semana minha muita sábia amiga Yao, uma estudante chinesa de doutorado em educação, me falou uma frase que veio do seu orientador na China e que me fez olhar com outro olhos a minha experiência aqui: fazer pesquisa é um processo de conhecimento de si mesmo, é buscar saber quem você é (mais ou menos com essa palavras :) ).
Essa reflexão me fez correr pra biblioteca e buscar mais a fundo artistas que me chamaram atenção nas aulas e que eu precisava conhecer melhor. Isso me fez relembrar porquê resolvi me meter nessa barca e dar de cara com a minhas verdadeiras paixões. E, finalmente, me motivou a largar minha lista imensa de pendências e escrever esse post (e vocês não imaginam quantas horas para escrever esse post de 400 e tantas palavras...).
Hoje gostaria então de compartilhar o trabalho de um artista incrível que descobri recentemente: David Wiesner. Nascido em New Jersey, EUA, em 1965, desde pequeno Wiesner se destacou por suas habilidades como desenhista. Se formou em Artes Plásticas na Rhode Island School of Design e, apesar de já trabalhar como ilustrador desde o início dos anos 1980, seu primeiro livro como autor e ilustrador, Loathsome Dragon, é de 1987.
Ainda pouco conhecido no Brasil, David Wiesner foi um poucos artistas a ganhar 3 vezes a medalha Caldecott, o mais prestigioso prêmio para álbuns ilustrados dos EUA. Recebeu ainda menção honrosa outras duas vezes.
Seu livros são narrativas visuais sem palavras ou com muito pouco texto e suas imagens fantásticas e por vezes surrealistas encantam e exploram com grande criatividade o universo infantil. Alguns de seus livros brincam e questionam a própria linguagem do álbum ilustrado e da graphic novel.
Bibliografia:
1987 Loathsome Dragon (co-authored with Kim Kahng)

1988 Free Fall (Caldecott Medal - menção honrosa)

1990 Hurricane
Depois de um furacão, uma árvore cai no quintal e se transforma no palco das mais incríveis aventuras desses dois irmãos e o seu inseparável gatinho.

1991 Tuesday (Caldecott Medal - livro do ano)
Numa noite de terça-feira os sapos resolvem fazer uma visitinha à cidade.

1992 June 29, 1999
Um experimento da aula de biologia termina com resultados surpreendentes.

1999 Sector 7 (Caldecott Medal - menção honrosa)
O que começou com uma frustrada visita ao Empire State num dia nublado, termina com o céu de Nova York tomado por belos seres marinhos.

2001 The Three Pigs (Caldecott Medal - livro do ano)
Divertida releitura de Os Três Porquinhos, em que, ao soprar a casa dos porquinhos, o lobo acaba jogando-os pra fora da história.
Um vídeo do autor explicando seu processo criativo com rascunhos dessa obra podem ser vistos aqui.

2006 Flotsam (Caldecott Medal - livro do ano)
Num dia de verão, uma antiga câmera fotográfica submarina é trazida pelas ondas. A quem ela pertenceu? Que imagens registrou? Só revelando o filme pra descobrir.

2010 Art & Max
Um dinossaurinho atrapalhado quer aprender a pintar mas termina gerando uma grande confusão. O resultado é uma linda explosão de cores.
Esse é o único dos seus livros publicado no Brasil, em 2011, pela Paz e Terra.

Oi, Line! Lendo seus posts volto anos atrás na minha própria história e lembro-me de quando estava na Austrália. É uma emoção... então, obrigado por dedicar parte de seu tempo para compartilhar com todos nós suas aventuras no "país das maravilhas" -- tem sido muito legal mesmo.
ResponderExcluirTermino desejando uma excelente semana para vc! Grande beijo.
Muito legal seu novo post, saudade de vc, mas muito feliz te ver minha querida amiga realizando sonhos. beijossss de Mtl
ResponderExcluir