segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Livro ruim pode ser bom

O blog está com cara nova! 

No cabeçalho, ilustração de John Tenniel para a edição original de Alice, publicada em 1865. Sim, no ano que vem um dos livros que marca o surgimento da literatura infantil como tal completa 150 anos! Obviamente muitas comemorações devem acontecer, como a Conferência Alice Through the Ages: The 150th Anniversary of Alice’s Adventures in Wonderland, que vai acontecer aqui na Universidade de Cambridge em setembro. O call for paper fica até 31 de janeiro, então há bastante tempo pra planejar alguma pesquisa nessa área.

...


Enquanto alguns livros gozam de quase unanimidade entre a crítica especializada (ainda que já tenha ouvido muitos depoimentos de pessoas que tinham medo na infância de Alice no País das Maravilhas ou de Onde Vivem os Monstros), outros, ainda que com alta popularidade, parecem aberrações aos olhos mais críticos.

No fundo todos temos um, ou alguns, ou muitos livros pra criança que odiamos e que não queremos ver os filhos/primos/sobrinhos nem chegarem perto. Sobre esse assunto saiu recentemente o artigo Children's Books We Secretly Wish Were Banned, disponível em http://damemagazine.com/2014/09/24/childrens-books-we-secretly-wish-were-banned.

Entre as coisas que compartilho com a autora Kate Tuttle está meu horror às princesas da Disney. Mas o fato é que, sim, as crianças vão ter acesso a esses livros na escola, na biblioteca, ou por meio dos amiguinhos. Pior, elas podem até se apaixonar por um livro desses e pedir pra você ler toda noite.

Apesar desse ser um dos maiores pesadelos de quem trabalha com literatura infantil, acho que nenhum livro deve ser banido. Os livros ruins são uma ótima oportunidade pra desenvolver o senso crítico das crianças, pra se discutir em casa os valores que estão por trás daquelas histórias aparentemente inofensivas mas que sabemos cheias de sexismo, de homofobia, de racismo, etc. Ensinar as crianças a filtrar e a fazer uma leitura crítica do que está disponível na mídia é fundamental, afinal filme de princesas tem um novo a cada ano.

Livros que eu odeio? Sim! Que eu quero banidos? Nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário