domingo, 5 de outubro de 2014

The end is the beginning is the end

Ok, fracassei em manter o blog ativo. Dois anos do meu mestrado no Canadá se passaram, e eu postei pouquíssima vezes.

Esse post é o fechamento de um ciclo e o começo de um outro, maior. Em primeiro lugar, terminei o mestrado na UBC, em Vancouver, Canadá. Foi uma experiência riquíssima e de muita leitura e escritura, acadêmica e até criativa. Acho que a síntese desse aprendizado está na minha dissertação, e vou me alongar sobre isso mais abaixo.

Agora a fantástica boa nova é que vou continuar fazendo uma das coisas que eu mais gosto: pesquisar álbuns ilustrados. Dessa vez a responsabilidade é maior, mas seguramente também vai ser o resultado. Pelos próximos três anos, estarei realizando minha pesquisa de doutorado no lugar mais mágico que há para se estudar literatura infantil hoje em dia: o The Cambridge/Homerton Research and Teaching Centre for Children’s Literature, na Universidade de Cambridge, Inglaterra.

Homerton College, minha morada pelos próximos anos e parceiro da Faculdade de Educação da Universidade de Cambridge no The Cambridge/Homerton Research and Teaching Centre for Children’s Literature.
Fui aconselhada a fechar esse blog e a começar um novo, uma sugestão muito contundente, afinal o processo de começar novo algo já gera um ânimo extra e serve como uma espécie de ritual. Acontece que eu sou uma pessoa apegada... Além disso, o título do blog, que começou com a associação boba entre meu nome e o de Alice, ganhou muito mais sentido ainda agora que estou por essas bandas. Como no final das contas o objetivo desse blog segue o mesmo – falar sobre literatura infantil e divulgar o que tenho aprendido durante esses anos de pesquisa – decidi manter o Aline no País das Maravilhas.

Vou me conter nas apresentações de Cambridge e de todos os recursos que há por aqui; isso fica para os próximos posts. Para fechar com chave de outro a primeira fase do blog, quero falar um pouquinho da minha dissertação de mestrado:

Playfulness in e-picturebooks: how the element of play manifests in transmediated and born-digital picturebook apps

A tese em inglês pode ser baixada diretamente do repositório digital da UBC: http://goo.gl/SDpTI4.
Os slides da defesa podem ser vistos no Prezzi: http://goo.gl/oqhKEc

Nesse trabalho, analisei os aspectos lúdicos de oito picturebook apps, quatro deles criados exclusivamente como livros-aplicativos para o iPad (chamados de "born-digital", ou nativos-digitais) e os outros 4 adaptados para o iPad a partir de um livro já publicado na versão tradicional impressa (categoria dos livros transmediados, do inglês transmediated).

O termo picturebook app ainda não tem tradução em português, mas eu gosto de chamar de álbuns digitais interativos – apesar dessa terminologia ir além dos livro-aplicativos e incluir também livros digitais para computador, por exemplo.

Os livros analisados foram:
Transmediados

Nativos digitais
Lil’ Red (2012)

Na minha pesquisa eu considerei três categorias por que o lúdico pode se manifestar nessas narrativas:

1. O lúdico na relação entre os diversos modos de texto (verbal, visual, sonoro, kinético, interação, etc.). Por exemplo, quando a imagem e o texto são contraditórios, gerando humor.

2. A metaficção como lúdica, ou seja, nos jogos metaficcionais existentes nessas narrativas, que promovem o questionamento de ou chamam a atenção para a própria noção de ficção. Por exemplo, quando um personagem se dirige diretamente ao leitor, questionando a barreira entre fição e realidade.

3. O lúdico manifestado pela performance, ou pelo engajamento corporal como parte do processo de leitura. Essa performance pode ser explícita, quando o leitor teatraliza uma situação da narrativa. Por exemplo, quando tem que soprar o ipad ou gravar sua própria voz como parte da história, ou implícita, quando seus gestos apenas controlam uma performance realizada efetivamente pelo personagem na tela, sendo o exemplo mais comum quando o leitor toca em um personagem e ele realiza uma ação.

Vou entrar em maiores detalhes sobre esses aplicativos e seus aspectos lúdicos nos próximos posts, já que nos próximos meses pretendo retomar essa pesquisa para escrever um artigo com os resultados.

Prometo ser bem mais ativa nos próximos meses. Assunto é que não vai faltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário